sábado, 21 de março de 2009

Relatório do exercício 4 - busca na web

Relatório do exercício 4
Para mim, esse exercício mostrou que os sites de busca como;
Google, Yahoo, AltaVista, Uol, Clusty, MSN, Ask.com e Dogpile, nos quais devíamos buscar informações sobre um mesmo assunto, “a cura do stress”, são importantes para pesquisa na web, mas precisam criar um filtro para as informações armazenadas. Ou será que já existe uma maneira de filtragem das informações e eu não sei? Porque do jeito que está, em certos assuntos dá stress de procurar.
Os resultados para mim nos primeiros cinco links da pesquisa foram desanimadores. No google, apenas um site dos cinco primeiros oferecia informações sobre o stress relacionado à medicina, o que vendia o livro do Dr. Kenneth Cooper. Nos demais apenas comentários em blog e até uns links de humor e papel de parede.
Os links de humor e blog, também são encontrados nos cinco primeiros links dos sites Yahoo, Uol e Msn. No uol, ainda tem um link para um vídeo do You Tube. e outros sobre amenidades.
No site AltaVista a maioria dos links estava relacionado em inglês (Canadá) , inglês (EUA) e italiano. E um falava sobre um relatório do “Center for Urban and Regional Affairs”(Cura) . No Dogpile também apareceu um relatório do Cura. Já no site ask.com, os cinco primeiros resultados são todos de sites italianos, a maioria de clínicas de psicologia e somente um contém um artigo sobre stress, mas também em italiano, que fala de uma fruta que cura o stresse.O Clusty, tem o mesmo artigo e um sobre a cura do stress em 14 dias.
Enfim, o resultado não foi o que eu esperava saber sobre stress. Analisando os cinco primeiros resultado, podemos verificar que os links patrocinados aparecem primeiro, seguidos dos demais. Creio que para tornar os sites de busca mais interessantes de uma forma geral, é preciso criar mecanismos de refinamento da busca. Uma especial de link de palavra chave, onde a primeira palavra teria que ser o ponto principal para o resultado. Do jeito que está os sites de buscas se tornaram uma salada, que dificulta a procura de informações.
Maria Benedita Oliveira - Produtora -TV Acre

Um comentário:

  1. Oi Maria Benedita,
    Gostei a forma como você desenvolveu a tua narrativa nos dois textos publicados. Há informação e interpretação na medida certa. O próximo passo será arriscar mais um formato Web com paragrafos mais curtos, espaços duplos entre um parágrafo e outro e principalmente a preocupação com a combinação de textos e imagens, integrando-os numa mesma narrativa. Nos primeiros exercícios isto não era essencial, mas daqui para frente passa a ser fundamental a preocupação multimídia. Você não não apenas pensar no texto, mas também "vê-lo" e "ouví-lo" bem como preocupar-se com a forma pela qual os leitores poderão contribuir para o desdobramento da narrativa. Por isto, procure desde já ir saindo aos poucos dos esquemas convencionais em magtéria de conteúdos informativos.
    Um abbraço
    Castilho

    ResponderExcluir